Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo equipamento consegue medir corrente alternada diretamente.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/07/2006

Novo equipamento consegue medir corrente alternada diretamente.

Se você quer medir uma tensão elétrica, basta pegar um multímetro, colocar suas pontas de teste sobre os pólos energizados e ler o valor da voltagem na tela do instrumento. Mas e o fabricante do multímetro? Como ele faz para garantir que a tensão indicada pelo seu instrumento está correta e com a precisão adequada, para que ele possa colocá-lo à venda?

Este é o trabalho da metrologia, a ciência das medições. Órgãos especializados detêm equipamentos de referência, de altíssima precisão e confiabilidade, capazes de calibrar os produtos que chegam ao mercado e que serão utilizados pela indústria e por prestadores de serviços.

Até hoje, a certificação de medições de correntes alternadas - o tipo de energia disponível na nossa rede elétrica - não era feita diretamente, mas através de uma derivação a partir da corrente contínua - o tipo de energia presente nas pilhas e baterias.

Agora, cientistas do laboratório NIST, responsável pela metrologia dos Estados Unidos, descobriram uma forma de medir diretamente a corrente alternada. Como a medição é direta, o novo equipamento deverá elevar significativamente a precisão de voltímetros, analisadores de espectro, amplificadores e filtros.

O novo instrumento é baseado na tecnologia de junções Josephson, que explora os fenômenos da física quântica. Uma junção Josephson consiste de duas placas metálicas supercondutoras, separadas por uma finíssima camada de material isolante ou por um metal comum.

Conjuntos dessas junções, montadas na forma de um chip, geram pulsos de corrente alternada em unidades de voltagem medidas com precisão ao longo de uma faixa de freqüências de áudio. Dependendo da aplicação do instrumento, ele pode gerar formas de ondas arbitrárias para diferentes níveis de voltagem.

O novo instrumento de calibração deverá estabelecer um novo patamar de precisão na medição da corrente alternada, precisão esta que deverá se elevar em até 1.000 vezes, dependendo do nível de tensão.

Embora o conceito do novo instrumento de medição tenha sido inventado nos anos 1990, somente agora os pesquisadores conseguiram desenvolver uma tecnologia de fabricação que permitisse a construção do seu chip de junções empilhadas. São cerca de 130.000 junções no chip, espaçadas entre si por apenas 100 nanômetros.

O equipamento foi apresentado durante uma conferência sobre medições de precisão realizada na Itália.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Geração de Energia
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Processos Industriais

Mais tópicos