Energia

Chineses criam células solares fotoelétricas de baixo custo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2006

Chineses criam células solares fotoelétricas de baixo custo

Cientistas chineses anunciaram o desenvolvimento de uma nova célula solar de baixo custo com uma eficiência de conversão de energia de 5,9% (100 mW/cm2). Embora essa eficiência esteja no nível das demais células do mesmo tipo, o novo dispositivo pode ser produzido a um custo muito baixo e é ambientalmente correto.

A nova célula solar é do tipo fotoeletroquímica sensibilizada por corante (DSSC: "Dye-Sensitized Solar Cell"), na qual o corante é responsável pela absorção da luz do Sol. As células atuais desse tipo utilizam óxido de titânio ou lítio, com solventes caros e danosos ao meio-ambiente.

Os pesquisadores chineses, ao contrário, utilizaram um eletrólito de AlI3-etanol. O eletrólito pode ser produzido simplesmente adicionando-se alumínio em pó e iodo ao etanol, em condições ambientais normais.

Bateria

Além da nova célula solar, os cientistas chineses também relataram a criação de uma nova bateria primária à base de Al/I2.

Nesta bateria, o AlI3 forma-se espontaneamente quando os eletrodos de alumínio e iodo são postos em contato, a temperatura ambiente. Comparada com as baterias convencionais do mesmo tipo, a nova unidade consegue disponibilizar mais energia com uma densidade de descarga maior.

Artigo: Cheap and Environmentally Benign Electrochemical Energy Storage and Conversion Devices Based on AlI3 Electrolytes