Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo processo permite que asfalto seja aplicado a frio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2006

Novo processo permite que asfalto seja aplicado a frio

Você certamente já viu em operação aquelas grandes máquinas que aplicam asfalto em ruas e estradas. As altas temperaturas em que elas operam são necessárias porque o betume, o material que dá liga ao asfalto é um derivado do petróleo altamente viscoso, que precisa ser aquecido para se liqüefazer.

Agora, cientistas da Universidade de Granada, Espanha, apresentaram um novo processo no qual o betume se emulsifica a temperatura ambiente pela ação de uma espécie de sabão, formando gotas que tornam o sistema mais fluido, facilitando o transporte e permitindo sua utilização no processo a frio.

"Como não necessitamos de aquecer o betume, nós economizamos energia, reduzimos a poluição ambiental e melhoramos as condições de trabalho," diz o pesquisador Roque Hidalgo.

A pesquisa permitiu que se atingisse o controle do estado de agregação do material. Este é um ponto chave no processo, já que é necessário controlar em quais circunstâncias a emulsão fica líquida - durante o transporte, por exemplo - e quando ela deve voltar ao seu estado natural, endurecendo e servindo como adesivo das demais substâncias sólidas que formam o asfalto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Processos Industriais
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos