Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Brasileiro irá ao Pólo Sul pesquisar meio-ambiente

Agência FAPESP - 05/11/2004

Brasileiro irá ao Pólo Sul pesquisar meio-ambiente

Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será o primeiro brasileiro a atingir o Pólo Sul geográfico por terra. Em 1961, Rubens Vilella, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, havia chegado lá, mas tendo viajado em um avião Hércules. Outros brasileiros também já fizeram esse passeio depois dos anos 60.

Segundo explicou Simões à Agência FAPESP, o grande objetivo da nova expedição é avançar na investigação do papel da Antártica nas mudanças ambientais globais, principalmente no controle do clima da América do Sul. O pesquisador brasileiro pretende coletar amostras da neve que se acumularam ao longo dos últimos 400 anos.

A expedição será formada por 34 pessoas. São dois brasileiros - além de Simões, o cientista Francisco Aquino, também da UFRGS, ficará na estação chilena Patriot Hills, local de partida da expedição - e 32 pesquisadores chilenos, que estudarão o movimento do gelo do continente.

A logística para se atingir o objetivo, transportando 42 toneladas de equipamento, é bastante complexa. O continente gelado será cortado em um trajeto de 2,5 mil quilômetros de ida e volta. Um trator polar rebocará todos os trenós que levarão os laboratórios, acomodações e a alimentação. Para se chegar até a base chilena - o ponto de partida - serão necessários dois Hércules C-130 e um avião Ilyushin Il-76, a maior aeronave comercial em operação no mundo.

Toda a expedição deverá levar dois meses e meio. A programação prevê uma viagem rápida até o Pólo Sul geográfico, região que além da altitude (2.835 metros de altura) registra, no verão, temperaturas por volta dos 40ºC negativos. Depois de alcançarem o local no fim de novembro, os cientistas estão prevendo um retorno lento até a base chilena, pois é nesse trajeto que as coletas científicas serão realizadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Exploração Marítima
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos