Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Bóias-robô já monitoram metade dos oceanos da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/12/2004

Bóias-robô já monitoram metade dos oceanos da Terra

Cientistas ultrapassaram uma importante barreira em um esforço internacional para criar uma rede global de instrumentos robotizados destinados a monitorar e pesquisar importantes alterações em todos os oceanos da Terra.

A Rede de Instrumentos Robóticos Argo atingiu a marca de 1.500 instrumentos de pesquisa flutuantes, a metade dos 3.000 planejados. Cada Argo é um pequeno robô flutuante programado para coletar, gravar e transmitir dados.

A rede oceânica global de instrumentos de medição robotizados tem como meta coletar dados sobre o clima, temperatura dos oceanos, alterações na salinidade, eventos como o El Niño, impactos da temperatura dos oceanos sobre a pesca e sobre ecossistemas regionais, a interação entre o oceano e as monções e como os oceanos geram os ciclones e os furacões.

Cada sonda pode operar de forma autônoma por até quatro anos e é capaz de mergulhar a mais de 1.500 metros de profundidade. A cada dez dias ela vem automaticamente à superfície e transmite os dados coletados para um satélite. Em poucas horas as informações são inseridas no Sistema de Telecomunicações Global e livremente disponibilizadas na Internet.

Ultrapassada a metade do total de instrumentos, os cientistas já possuem dados de quase todo o planeta, dados estes que estão sendo analisados por 20 centros de pesquisa ao redor do mundo.

"Nós seremos capazes de coletar informações sobre eventos de curta duração, como tufões," afirma John Gould, coordenador do projeto Argo. "Quando um tufão está se formando e atravessando uma determinada área, se houver um dos nossos instrumentos lá ele poderá realmente ver quanta energia está sendo sugada da superfície do oceeano."

Os cientistas esperam atingir o total previsto de 3.000 instrumentos de pesquisa em 2007.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Robôs

Mais tópicos