Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Equipamento detecta contaminação em sistema de abastecimento de água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2005

Equipamento detecta contaminação em sistema de abastecimento de água

Uma tecnologia para detectar instantaneamente contaminações presentes em sistemas de abastecimento de água acaba de ser desenvolvida por cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, Estados Unidos. O sistema utiliza algas nativas como biosensores para indicar a presença de contaminantes.

O sistema, batizado de AquaSentinel, consegue detectar toxinas em um sistema de abastecimento de água municipal efetuando uma análise contínua das algas que ele contém.

"Dependendo se a água está saudável ou se foi exposta a um contaminante, sua assinatura fluorescente muda," afirma o pesquisador Eli Greenbaum. "É esta mudança na assinatura que nós utilizamos como método de detecção para verificar a presença de agentes químicos."

O sistema é capaz de monitorar o sistema de abastecimento de água continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

"A forma de funcionamento do AquaSentinel baseia-se na fluorescência das algas que já estão presentes na água, e o fato de que estas algas já vivem nas vizinhanças do sistema que nós estamos querendo monitorar garante que nunca ficaremos sem esses biosensores," afirma Greenbaum.

A nova tecnologia já está pronta na forma de um equipamento e está sendo disponibilizada para licenciamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Poluição
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Processos Industriais

Mais tópicos