Meio ambiente

Relatório analisa o problema mundial da água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/04/2005

Relatório analisa o problema mundial da água

A Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF) acaba de lançar um novo relatório, chamada Rotas para o Futuro, que analisa de forma global os desafios com que o homem se depara frente às alterações climáticas promovidas por ele mesmo.

O relatório cobre alterações como as rápidas mudanças no clima e em vários ecossistemas, a degradação da água potável, o alastramento global de doenças e o aumento do perigo das armas químicas e biológicas. Entre os desafios que os cientistas deverão se deparar para buscar soluções para esses problemas, está a necessidade de se entender como e por que essas mudanças estão ocorrendo e como responder a elas.

"Agora, mais do que nunca, os cientistas devem buscar combinações de fatores na sua pesquisa, tais como a interação entre as atividades humanas e o ciclos naturais em diferentes escalas espaciais e temporais," diz o relatório.

O trabalho também foca a água como um sistema ambientalmente complexo. "Todos os sistemas naturais e humanos são influenciados pela distribuição, abundância, qualidade e acessibilidade da água," afirma o pesquisador David Skole, geógrafo da Universidade de Michigan, que participou da elaboração do documento. "Pesquisas relacionadas à água em multi-escala, multidisciplinares e integradas serão necessárias para responder a esse desafio."

Embora o relatório tenha grande preocupação em orientar os futuros investimentos da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a análise é global e de grande interesse de cientistas de todo o mundo que trabalham com o meio-ambiente.

O relatório está disponível gratuitamente, em inglês (veja link no quadro Para Navegar, abaixo).