Meio ambiente

Programa prevê se produtos químicos irão se biodegradar ou poluir o meio-ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2007

A maioria do público acredita que os produtos químicos utilizados em nosso dia-a-dia já foram exaustivamente testados e que seus criadores sabem exatamente como a natureza os receberá de volta quando eles forem jogados em nossos esgotos ou simplesmente caírem no solo. Infelizmente esta não é toda a verdade.

Contaminantes químicos

Apesar dos inúmeros cuidados e métodos desenvolvidos para se avaliar o impacto ambiental dos compostos químicos, a realidade é que é virtualmente impossível testar como cada um deles vai se comportar na natureza.

"Leva um tempo muito grande para se estimar o destino ambiental dos compostos químicos - a indústria produz novos químicos muito mais rapidamente do que eles podem ser testados," diz o Dr. Victor de Lorenzo, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha.

Mas Lorenzo não faz apenas a crítica. Sabendo dessa realidade, ele desenvolveu um programa de computador capaz de prever com grande precisão como um determinado composto químico se comportará na natureza, se ele irá se biodegradar ou não.

Produtos químicos no meio-ambiente

O destino dos compostos orgânicos no meio-ambiente, dos mata-matos aos medicamentos, é largamente decidido pelos micróbios. Esses organismos quebram alguns compostos diretamente em dióxido de carbono (CO2). Mas outros produtos químicos permanecem no meio-ambiente por anos, absolutamente intocados.

O novo sistema, desenvolvido por Lorenzo, mostra como os microorganismos digerem os compostos químicos. Diante de uma formulação que não seja digerida, é emitido um alerta que poderá auxiliar as autoridades a estabelecerem restrições ou até a proibir a comercialização do novo produto químico.

Programa gratuito

"Nós esperamos que nosso sistema se torne um teste prévio para novos compostos químicos. O sistema dá a cada molécula uma nota baseada na chance dela se biodegradar - de forma semelhante a uma previsão de tempo que diz que há uma chance de 53% de chover amanhã, o modelo prevê a chance de um químico se biodegradar," explica Lorenzo.

Testes com compostos cuja biodegradabilidade é conhecida mostraram que o programa acerta 80% de suas previsões. A melhor forma de melhorar esse índice de acerto é adicionar mais dados à base de dados do programa.

O programa, chamado BDPServer, foi disponibilizado gratuitamente (veja links abaixo, no quadro Para navegar).

Artigo: The environmental fate of organic pollutants through the global microbial metabolism