Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Equipamento captura CO<sub>2</sub> diretamente da atmosfera

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2007

Equipamento captura CO<sub>2</sub> diretamente da atmosfera

Equipamento para captura de CO2

As propostas de captura e armazenamento de carbono - também conhecidas como seqüestro de carbono - baseiam-se normalmente em tecnologias voltadas para aplicação em grandes estruturas, como usinas termoelétricas, por exemplo.

Embora promissoras, essas propostas deixam de lado cerca de metade do carbono emitido, que vem principalmente de automóveis e outras fontes móveis ou dispersas.

Por isso, o pesquisador Frank Zeman, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, propôs a construção de um equipamento capaz de capturar o CO2 diretamente da atmosfera.

Esse equipamento portátil poderia ser instalado em áreas de grande concentração de veículos ou em áreas industriais, processando o ar ambiente e preparando o dióxido de carbono para armazenamento.

Correntes atmosféricas naturais

O maior desafio para a tecnologia de captura estacionária de CO2 é a baixa concentração do gás na atmosfera - 1 tonelada de CO2 capturado exigirá o processamento de 3 milhões de metros cúbicos de ar.

Desta forma, o custo da captura torna-se altamente dependente da energia necessária para movimentar o ar. Custo que pode ser totalmente eliminado, segundo o pesquisador, se o equipamento for instalado de forma a aproveitar as correntes naturais de vento.

O processo de funcionamento do equipamento é semelhante ao das demais técnicas de captura de CO2. O gás é absorvido por uma solução de hidróxido de sódio, resultando em um carbonato, que tem os íons de sódio substituídos por íons de cálcio. O CO2 é liberado do carbonato de cálcio por calcinação termal em um forno modificado especialmente para a tarefa.

O CO2 é então armazenado em cilindros a uma pressão de 80 bar. A energia consumida no processo é calculada em 350 kJ/mol de CO2 capturado, sem contar o gasto para pressurização do gás e a eventual necessidade de movimentação do ar ambiente.

Bibliografia:

Artigo: Energy and Material Balance of CO2 Capture from Ambient Air
Autores: Frank Zeman
Revista: Environmental Science & Technology
Data: September 26, 2007
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/es070874m S0013-936X(07)00874-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos