Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Vai começar a Viagem ao Núcleo do Cometa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2002

Vai começar a Viagem ao Núcleo do Cometa

Está pronta a nave Contour, que deverá efetuar os estudos mais aprofundados já feitos em cometas. Após ser aprovada em todos os testes, a nave foi embarcada do laboratório para a base de Cabo Canaveral, de onde deverá ser lançada em 1 de Julho, a bordo de um foguete Delta II.

Contour é um acrônimo para COmet Nucleus TOUR, que pode ser traduzido livremente para Viagem ao Núcleo do Cometa. A nave irá encontrar dois cometas, chegando a uma distância de 100 quilômetros de cada um deles. Desta distância será possível conseguir as fotos mais nítidas já feitas do núcleo de um cometa, além de permitir o mapeamento do tipo de rocha e gelo que os formam. A nave analisará também os gases e a poeira ao redor dos cometas.

Os encontros já estão marcados. Em Novembro de 2.003, a Contour irá se encontrar com o cometa Encke. E, em Junho de 2.006, será a vez do Schwassmann-Wachmann ser observado bem de perto.

"A Contour irá fornecer os mais detalhados dados já conseguidos destes blocos que são resquícios da formação do sistema solar", disse o Dr. Joseph Veverka, chefe da missão. "Ao estudar dois cometas, poderemos estimar sua diversidade e começar a clarear os muitos mistérios acerca de como os cometas evoluem."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes

Mais tópicos