Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Combustível sólido com o dobro de energia da hidrazina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2002


O combustível sempre foi um dos maiores problemas da exploração espacial. Os combustíveis hoje utilizados, principalmente a hidrazina, são muito pesados, consumindo uma boa parte do tanque para carregar ele próprio.

Pesquisadores da Universidade da Flórida (Estados Unidos) divulgaram, em 1.999, um trabalho que vislumbrava um solução para esse problema. Eles encontraram as possibilidades teóricas de se fazer nitrogênio sólido, numa disposição molecular que poderá disponibilizar o dobro de energia em relação à hidrazina. O hidrogênio sempre esteve ligado com combustíveis e explosivos. Isso acontece porque o gás (N2) é extremamente estável. Compostos com mais do que dois átomos de nitrogênio por molécula podem ser facilmente quebrados pela sua tendência ao retorno a N2, liberando grande quantidade de energia. Nitroglicerina, trinitrotolueno (TNT) e a própria hidrazina são compostos à base de nitrogênio e funcionam desta forma.

Segundo Rodney Bartlett, que coordenou os estudos, a nova forma de hidrogênio é chamada de N5+N5- e deverá ser um sal, não um gás. Os átomos serão ligados em grupos de cinco. Metade desses grupos será carregada positivamente e a outra metade será carregada negativamente, da mesma forma que o sódio e o cloro quando se juntam para formar o sal de cozinha.

A porção N5+ já foi construída pelos próprios autores do trabalho. Agora pesquisadoras da Universidade de Bologna (Itália) e da Universidade de Helsinque (Finlândia) disseram ser possível a construção do anel N5- com a utilização de compostos metálicos. Segundo Laura Gagliardi e Pekka Pyykko, o N5- poderá ser produzido junto com um anel de sete átomos de hidrogênio N73-, em um composto com um átomo metálico de titânio ou zircônio. Compostos como estes existem, mas à base de carbono, como o ferrocene. O ferrocene consiste em um átomo de ferro colocado entre dois anéis de cinco átomos de carbono cada um

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Indústria Química
  • Biotecnologia

Mais tópicos