Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Novo motor para os ônibus espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2002


COBRA, um dos dois candidatos a se tornar a geração de motores dos ônibus espaciais acaba de completar seus testes preliminares.

COBRA é um acrônimo para "Co-optimized Booster for Reusable Applications". Trata-se de um motor movido a hidrogênio, com cerca de 600.000 libras de força. Ele foi desenvolvido pela Pratt & Whitney. Os testes preliminares consistem de uma longa bateria que avalia segurança, durabilidade, custo e operacionabilidade. Os engenheiros esperam que cada unidade do COBRA tenha uma vida útil de até 100 missões, com um intervalo de manutenção após 50 missões.

O COBRA utiliza várias tecnologias dos ônibus espaciais, incluindo as avançadas turbo-bombas de alta pressão e os sensores para gerenciamento de seu funcionamento.

O COBRA, que leva tanques de hidrogênio e oxigênio líquidos é um dos dois candidatos à segunda geração dos foguetes reutilizáveis do programa de ônibus espaciais. Um outro motor, utilizando querosene como combustível também está sendo considerado como opção para o primeiro estágio do foguete.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Motores
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos