Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Fracassa teste com supersônico japonês

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/07/2002

Fracassa teste com supersônico japonês

Fracassou o primeiro teste com o NEXST1, o novo jato supersônico japonês que deverá voar duas vezes mais rápido do que o Concorde. O lançamento foi feito no deserto australiano e terminou poucos segundos depois, quando o foguete entrou em espiral descendente e se chocou com o solo, numa explosão espetacular.

O teste custou US$7 milhões, uma fração significativa dos US$80 milhões gastos no projeto todo. O protótipo destruído era um modelo na escala 1:10 e media 11,5 metros. Os cientistas esperam que o novo jato tenha o dobro da autonomia e emita apenas metade do ruído do Concorde e faça o trajeto Tóquio-Los Angeles em quatro horas.

O protótipo foi montado sobre um foguete, que deveria levá-lo a 20 quilômetros de altitude. Mas a menos de 100 metros, o foguete entrou em espiral descendente e explodiu no solo.

Quando pronto, o NEXST1, financiado pelo governo japonês, será capaz de transportar 300 passageiros, o dobro do Concorde, ter o dobro da autonomia e emitir 75% menos poluentes. Os principais parceiros do desenvolvimento são a Nissan e a Mitsubishi.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Foguetes

Mais tópicos