Espaço

Nave Contour partiu-se em duas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2002

A Nave Contour, lançada em Julho, não dá sinais de vida desde o dia 15 último. Neste dia, foram acionados seus foguetes propulsores, que deveriam fazer com que ela se aproximasse de seus objetivos. Ela já está a dois milhões de quilômetros da Terra.

Em Junho de 2.006, a nave deveria se aproximar do cometa Encke. Os cientistas estavam sobremaneira animados com os resultados dessa experiência, uma vez que este cometa recentemente partiu-se em vários pedaços, expondo seu interior. Seus gases e poeira deveriam ser analisados pela Contour, revelando detalhes de um dos corpos mais antigos do sistema solar. Em Junho de 2.006, seria a vez do cometa Schwassmann-Wachmann.

A NASA deveria receber sinais da Contour cerca de 45 minutos após o acionamento dos seus propulsores. Nada foi detectado. A nave está programada para enviar sinais 96 horas após receber seu último comando. Mas esse tempo já se esgotou e o controle de vôo já tem poucas esperanças de que ela esteja operando.

Vários observatórios enviaram à NASA imagens de telescópios mostrando dois objetos voando no que deveria ser a rota da Contour. O mais provável é que a Contour tenha se partido em duas. Mas as imagens não têm boa resolução, não sendo possível determinar a extensão dos danos.

Alguns engenheiros ainda falam em esperança, uma vez que os danos podem ter simplesmente desalinhado as antenas da Contour, impedindo que seus sinais cheguem à Terra. Por isso eles farão novas tentativas de comunicação em Dezembro, quando a posição da nave será mais favorável a uma transmissão.