Espaço

Phoenix escolhida para ir a Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/08/2003

Phoenix escolhida para ir a Marte

A NASA anunciou a seleção da sonda espacial Phoenix como a primeira nave do projeto Mars Scout ("Exploração de Marte"). A Phoenix foi escolhida dentre quatro propostas, por adotar um enfoque inovador para a pesquisa do planeta vermelho e por ser de baixo custo. A nave deverá prosseguir o trabalho da Odyssey, que descobriu água no subsolo de Marte.

A Phoenix será uma missão exclusivamente científica, devendo ser lançada em 2.007 e pousar nas altas latitudes-norte de Marte. Seu ponto de aterrissagem será sobre um terreno que abriga até 80 por cento de água por volume a trinta centímetros da superfície. A nave deverá conduzir as primeiras análises de sub-superfície em outro planeta.

A parte da espaçonave que chegará ao solo de Marte inclui um conjunto de instrumentos para caracterizar exaustivamente o gelo, solo, rocha e a atmosfera locais. Entre esses instrumentos estão sistemas de imagens microscópicas capazes de examinar materiais em uma escala de até 10 nanômetros, além de outros que procurarão por moléculas orgânicas incrustradas no gelo ou no solo.

Um poderoso braço robótico irá retirar solo e gelo até uma profundidade de um metro, enquanto tudo é filmado por uma câmera montada no próprio braço. Outro sistema de câmeras inovador irá fotografar o ponto de aterrissagem da Phoenix até o momento de sua descida, que deverá ocorrer no início de 2.008. Um sensor estado-da-arte, ainda em desenvolvimento, deverá trazer novos conhecimentos sobre o clima do planeta.