Espaço

Opportunity chega a Marte e Spirit pode ser recuperado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2004

Opportunity chega a Marte e Spirit pode ser recuperado

As notícias não poderiam ser melhores para a equipe da NASA que coordena a missão dos dois robôs gêmeos, Spirit e Opportunity. Enquanto os cientistas descobriam uma forma de reativar o robô Spirit, que apresentou defeito na última quarta-feira, o segundo robô descia com sucesso no outro lado do planeta vermelho. A foto mostra os sinais deixados pelos sacos infláveis que amorteceram a queda do Opportunity.

O robô Opportunity chegou a Marte na noite do último sábado, dia 24, descendo em um local chamado Meridiani Planum, do outro lado do planeta onde está seu irmão gêmeo, Spirit, que desceu na cratera Gusev. Assim que atingiu o solo, a nave se abriu conforme o planejado e o robô começou a enviar dados à Terra através da sonda espacial Mars Odyssey, que está em órbita de Marte.

O segundo robô desceu em um local 24 quilômetros ao sul do ponto-alvo, o que pode ser considerado um "tiro na mosca" em termos da distância que ele percorreu a partir da Terra. Mas o que mais impressionou os cientistas foi a cor extremamente escura do local de aterrissagem. O robô parece estar bem em cima de uma área coberta por um mineral chamado hematita cinza, que geralmente se forma na presença de água. Estudar esse mineral é o principal objetivo do Opportunity.

Mas as notícias também são boas para o Spirit, o primeiro robô e que apresentou defeito na última quarta-feira. Ele começou a "dar boot" (reinicialização de software) continuamente a partir da quarta-feira, impedindo que qualquer dado científico pudesse ser enviado à Terra. Mas os cientistas descobriram que a falha pode estar em suas memórias flash ou no software que as controla. Agora eles estão analisando a forma mais segura de consertá-lo e fazer com que ele volte a operar.