Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Programa calcula efeito de queda de asteróide sobre a Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2004

Programa calcula efeito de queda de asteróide sobre a Terra

Simulação do fim do mundo

Embora filmes como Armagedon e Impacto Profundo já tenham saído da lista de novidades das locadoras há algum tempo, o risco da queda de um asteróide sobre a Terra nunca foi descartado.

Na verdade, os cientistas sabem - é uma questão meramente estatística - que esse acidente ameaçará a vida em nosso planeta mais cedo ou mais tarde.

Agora, aqueles que se sentem realmente curiosos acerca dos danos que a queda de um asteróide faria sobre a Terra já podem contar com uma ferramenta científica.

A Universidade do Arizona (Estados Unidos) colocou à disposição do público um site capaz de calcular com exatidão o tamanho do estrago.

Embora o programa possa ajudar os cientistas do mundo todo, que não precisam mais se debruçar sobre a série de cálculos matemáticos necessários para o dimensionamento de um impacto, ele é fácil de usar o bastante para matar a curiosidade também dos leigos.

Energia do impacto

O usuário pode selecionar o tipo da estrutura do asteróide (gelo, rocha ou ferro), suas dimensões, o ângulo de entrada na atmosfera terrestre e até a distância entre onde está o observador e o ponto do impacto.

O programa calcula a energia do impacto, o tamanho da cratera criada, a radiação termal, o impacto sísmico e até mesmo a área na qual se depositará a imensa nuvem de poeira que se levanta a partir da área de impacto.

Robert Marcus, o estudante de doutoramento que desenvolveu o programa, afirma que disponibilizou também um link com uma descrição do algoritmo utilizado nos cálculos, de forma tanto a matar a curiosidade dos leigos, quanto a permitir que especialistas do mundo todo auxiliem na melhoria do site.

O endereço do site Earth Impact Effects é www.lpl.arizona.edu/impacteffects.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Exploração Espacial

Mais tópicos