Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Robôs exploradores de Marte entrarão em sono profundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2004


Spirit e Opportunity, os dois valentes robôs da NASA que estão explorando Marte, já completaram sua missão inicial. O projeto visava três meses de pesquisas geológicas e ambientais no planeta vermelho. Mas, para entusiasmo dos cientistas, os robôs continuam funcionando e têm permitido uma série de novas explorações e pesquisas.

Mas o clima marciano já está começando a fazer seus efeitos sobre os robôs terráqueos. À medida em que a poeira se acumula sobre as células solares dos dois robôs, assim como começa o inverno marciano, eles perdem sua capacidade de gerar a eletricidade que os faz funcionar.

Na tentativa de mantê-los ativos pelo maior tempo possível, os cientistas da NASA agora vão desligar completamente os dois robôs durante a noite. Isso significa que o sistema que mantém os instrumentos científicos aquecidos durante as geladas noites marcianas deixará de ser acionado. Isto economizará energia, que poderá ser utilizada durante as expedições diurnas dos robôs.

Sem o sistema de aquecimento, há o risco de danos para alguns equipamentos científicos, principalmente o espectrômetro de emissão termal, o Mini-Tes, do robô Opportunity.

Mas é justamente o Opportunity que tem tido os maiores problemas, tendo conseguido funcionar apenas duas horas por dia nas últimas semanas. Isto porque seu braço robótico está com defeito em uma chave do sistema de aquecimento, o que tem feito com que ele gaste energia gerando calor mesmo durante o dia. O defeito está consumindo cerca de um terço da energia do robô.

Os engenheiros decidiram tomar as novas medidas a partir do próximo dia 6, quando os robôs completam missões já iniciadas e que utilizam os equipamentos que poderão ser danificados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos