Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Laboratório Científico de Marte irá preparar exploração humana do planeta vermelho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2005

Laboratório Científico de Marte irá preparar exploração humana do planeta vermelho

Ciência em Marte

A NASA acaba de selecionar oito propostas de instrumentos de pesquisa científica para serem incluídos no Laboratório Científico de Marte (MSL - "Mars Science Laboratory"), a próxima missão da agência espacial norte-americana que irá pousar em Marte, devendo ser lançada em 2009.

O Laboratório será móvel, parecendo-se muito com os robôs Opportunity e Spirit, que estão operando em Marte há mais de um ano.

Mas os objetivos são bem diferentes. Enquanto os dois valentes robôs - que foram projetados para funcionar por apenas três meses - são geólogos, o Laboratório Científico de Marte (MSL) irá explorar uma região que tenha potencial para receber laboratórios de verdade, com cientistas humanos.

Maior e mais robusto, o Laboratório será projetado para funcionar por um ano marciano, equivalente a dois anos terrestres.

Além dos oitos experimentos agora selecionados, já estava definido que serão levados um canhão de nêutrons, para medição de hidrogênio (inclusive como componente da água), construído pela Agência Espacial Federal Russa e um pacote meteorológico e sensor de raios ultravioletas, construído pela Espanha.

"Esta missão representa um gigantesco passo rumo à exploração de Marte," afirmou o chefe da missão, Ghassem Asrar. "O MSL é o passo natural em prosseguimento aos robôs Spirit e Opportunity. Ele irá utilizar um conjunto único de ferramentas analíticas para estudar o planeta vermelho por mais de um ano e revelar as condições passadas e presentes com referência à habitabilidade de Marte."

Equipamentos do robô marciano

Os oito experimentos científicos selecionados agora deverão ser construídos de forma a poderem ser acomodados no interior do MSL. São eles:

Câmera MAST: irá fazer imagens estéreo (que permitem a montagem de cenas tridimensionais) multi-espectrais a distâncias desde centímetros até quilômetros, sendo capaz de fazer filmes de 10 quadros por segundo sem a utilização do computador do MSL.

ChemCam: sensor a laser capaz de remover a cobertura de rochas a distâncias de até 10 metros e detectar os elementos presentes em sua composição.

Mahli: câmera de função equivalente à dos robôs atualmente em Marte, mas com resolução 2,4 vezes superior e maior ângulo de visão.

Espectrômetro de Partículas Alfa: medirá a abundância de cada elemento químico nas rochas e no solo. Será fornecido pelo Canadá.

CheMin: identificará e quantificará todos os minerais presentes em rochas complexas, como basaltos e evaporitos, e no solo. Este é considerado um dos principais objetivos da missão.

Medidor de Radiação: irá caracterizar todo o espectro de radiação presente na superfície de Marte, uma condição essencial para que se possa viabilizar a exploração humana do planeta.

Câmera de Descida: irá fornecer fotos e filmes de alta resolução da descida e da aterrissagem do MSL, fornecendo informações do contexto geológico da área, além de permitir a determinação exata do local de pouso.

Espectrômetro de Massa: fará análises minerais e atmosféricas, detectando uma grande variedade de compostos orgânicos, além de analisar isótopos estáveis de gases nobres e orgânicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos