Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Micro-satélites autônomos deverão compor telescópio espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2006

Micro-satélites autônomos deverão compor telescópio espacial

Já está a caminho da Estação Espacial Internacional o primeiro grupo de três micro-satélites do projeto Spheres - satélites do tamanho de uma bola de futebol projetados para flutuar livremente no espaço, mantendo uma posição precisa.

A idéia é que uma grande quantidade de satélites com essa tecnologia possa ser utilizada como parte de um gigantesco telescópio espacial. O princípio é basicamente o mesmo dos enormes conjuntos de antenas dos rádiotelescópios terrestres.

As três "Esferas" subiram a bordo de um foguete russo. Duas outras deverão completar o time até o final do ano, levadas na próxima missão do ônibus espacial.

Os primeiros testes serão feitos ainda dentro da Estação Espacial Internacional. A NASA não quer se arriscar a outro fracasso como o da missão DART, que recentemente falhou quando tentava alcançar um alvo de forma totalmente autônoma.

Versões definitivas das Esferas deverão flutuar no espaço de forma autônoma, comunicando-se por conexões de rádio, de forma a manter constantemente a posição relativa entre si e a posição do conjunto como um todo em uma órbita precisa.

Bibliografia:

Artigo: Mini MIT satellites rocketing to space station
Revista: MIT Tech Talk
Data: 04/25/06
Link: http://web.mit.edu/newsoffice/2006/mini-satellites.html
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos