Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA batiza foguetes que levarão o homem à Lua e a Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2006

NASA batiza foguetes que levarão o homem à Lua e a Marte

A NASA acaba de batizar a sua nova frota de foguetes e veículos de lançamento, que deverá levar o homem de volta à Lua e, a seguir, até Marte. O veículo de transporte da tripulação foi batizado de Ares I e o foguete de carga de Ares V.

Ares é o nome grego do deus da guerra; Marte é o nome romano. O nome é bem adequado aos objetivos dos novos esforços de exploração espacial da NASA. Embora todas as declarações falem sempre de "Marte e outros destinos", o planeta vermelho é, sem dúvida nenhuma, o objetivo último desse esforço.

Viagens mais distantes do que Marte certamente exigirão novas tecnologias, ainda por serem desenvolvidas. E, por decorrência, outros veículos.

Os algarismos romanos I e V são uma homenagem aos velhos foguetes Saturno I e V, os primeiros grandes lançadores que foram projetados especificamente para levar humanos ao espaço.

O veículo de exploração, que deverá suceder os ônibus espaciais, ainda não foi batizado. Esse módulo, que levará a tripulação, será carregado a bordo do Ares I.

O Ares I tem dois estágios. O primeiro é composto de um conjunto de cinco pequenos foguetes de combustível sólido, derivados dos dois foguetes laterais dos ônibus espaciais. O segundo estágio utilizará um motor J-2X de combustível líquido (oxigênio e hidrogênio), derivado do J-2 utilizado no segundo estágio da missão Apollo. O Ares I será capaz de levar 25 toneladas de carga até a órbita baixa da Terra.

Já o Ares V é um carga-pesada, capaz de colocar em órbita nada menos do que 130 toneladas a cada viagem. Serão cinco motores RS-68 de combustível líquido (oxigênio e hidrogênio), montados abaixo de uma versão ampliada do tanque externo dos ônibus espaciais. E esse conjunto é apenas o primeiro estágio. No segundo estágio será utilizado o mesmo motor J-2X do Ares I. O Ares V mede 110 metros de altura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Marte
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos