Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Um novo ciclone no programa espacial brasileiro

Agência FAPESP - 18/09/2006

Um novo ciclone no programa espacial brasileiro
A empresa binacional irá oferecer ao mercado nacional e internacional o serviço de lançamento de satélites com o foguete Cyclone IV.
[Imagem: Nsau]

Ciclone espacial

As agências espaciais brasileira (AEB) e ucraniana (Nsau) começam a organizar o lançamento da empresa Alcântara Cyclone Space (ACS), que será responsável pelo novo acordo de cooperação espacial entre os dois países.

A empresa binacional é fruto de um tratado assinado entre a AEB e a Nsau e aprovado pelo Congresso brasileiro em 2005. Pelo acordo foi estabelecida a cooperação técnico-econômica entre os dois países para o uso comercial do veículo lançador Cyclone-4 e a construção de uma base de lançamento em Alcântara, no Maranhão.

Segundo seu estatuto, a binacional será vinculada às duas agências. De acordo com o presidente da agência brasileira, Sérgio Gaudenzi, o estatuto foi feito nos moldes da hidrelétrica Itaipu binacional. "O único existente para servir de parâmetro", disse em comunicado da AEB.

Serviço de lançamento de satélites

A sede nacional da nova empresa será em Brasília e terá a seguinte estrutura: assembléia geral, conselho de administração, diretoria, diretores executivos e vice-diretores, conselho fiscal e auditoria interna. O investimento inicial de cada país será de US$ 4,5 milhões.

A empresa binacional irá oferecer ao mercado nacional e internacional o serviço de lançamento de satélites com o foguete Cyclone IV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). "O mercado espacial é muito valioso. Calcula-se que possa chegar a U$ 10 bilhões nos próximos anos. Com o lançamento da Alcântara Cyclone Space estaremos garantindo uma fatia desse mercado", disse Gaudenzi.

Em outubro, o presidente da AEB deverá integrar uma comitiva do Ministério da Defesa que visitará a Agência Espacial Ucraniana. "Vamos discutir, entre outras coisas, o andamento dos trabalhos para a implantação da empresa", disse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos