Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de computador caça terroristas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2002


Incansável na caça dos "inimigos da América", o Departamento de Estado norte-americano está financiando uma pesquisa destinada a desenvolver softwares capazes de identificar alvos "viáveis". Com a infinidade de fontes de informação disponíveis, principalmente imagens de satélite, mas também vozes e mensagens interceptadas, os militares acreditam estar perdendo boas chances de alvejar seus inimigos. Os operadores simplesmente não conseguem lidar com o volume e a multiplicidade dos dados.

Técnicos da Inteligência e pesquisadores universitários estão trabalhando na construção de softwares-robôs, semelhantes aos utilizados pelos mecanismos de busca na Internet. O programa poderá identificar alvos e apresentá-los aos comandantes de uma forma muito mais rápida do que o fazem os observadores humanos.

O programa, conhecido como CoABS (Control of Agent-Based Systems), utiliza a Inteligência Artificial, podendo atender a comandos de voz e mesmo apresentar os resultados de suas pesquisa em ordem de prioridade do alvo localizado.

Resta-nos esperar que a decisão de ataque efetivo continue nas mãos de humanos. Embora alguns possam não ser tão bem intencionados assim, pelo menos estão menos sujeitos a falhas e telas azuis repentinas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos