Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Google lança serviço automatizado de notícias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/09/2002


O site Google, um dos maiores mecanismos de busca do mundo, lançou um serviço de notícias em tempo real. A novidade é que, ao invés de utilizar jornalistas e editores para selecionarem as notícias, o novo serviço é totalmente baseado em algoritmos de busca.

O serviço está disponível a partir da página em inglês do site e traz reportagens de mais de 4.000 sites de notícias ao redor do mundo. As reportagens são divididas em categorias, selecionadas conforme sua relevância.

A característica mais incomum do Google News é que ele é compilado inteiramente por algoritmos de computador, sem nenhuma intervenção humana. O serviço não emprega nenhum jornalista ou editor. Uma vez que as fontes noticiosas variam em perspectiva e enfoque editorial, a seleção automatizada não leva em conta pontos de vista políticos ou ideológicos. Isto, entretanto, pode levar a alguns agrupamentos de notícias conflitantes e contraditórios.

Os assuntos são atualizados continuamente durante o dia, sendo possível ver uma página diferente a cada visita ao site. Os algoritmos de seleção colocam junto manchetes e fotos de milhares de fontes ao redor do mundo, permitindo que se compare a forma como algum fato foi noticiado pelas diferentes fontes.

Especialistas, contudo, argumentam que nada substitui o ser humano, o jornalista, na seleção de notícias. Segundo estes profissionais, o site não é muito eficiente na seleção do que é mais importante, valendo-se mais do que apareceu em mais jornais. Segundo a empresa, os principais critérios para a seleção são a hora da publicação da notícia, o número de artigos relacionados a um determinado assunto e a popularidade dos sites onde as notícias aparecem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos