Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Interbase também é open-source

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/10/2002


Pergunte a dez programadores quais são as bases de dados "open-source" mais seguras do mercado e certamente todos se lembrarão do MySQL e do Postgress. São realmente dois grandes produtos, utilizados por milhares de sites ao redor do mundo, aprimorados por anos de trabalho conjunto da comunidade de desenvolvedores abnegados que constroem os programas gratuitos.

Isto não deixa de ser uma injustiça. Todo programador com um pouco mais de experiência, ou qualquer um que tenha trabalhado com produtos da antiga Borland (Inprise), lembra-se do Interbase. O Interbase é uma base de dados nascida nos tempos do MS-DOS. Pertenceu à antiga Ashton-Tate (alguém se lembra do Dbase?), que foi comprada pela Borland em 1.991.

Deste então o Interbase sempre esteve presente nos produtos da empresa, embora esta não tenha acrescido grandes melhorias ao produto. Mas o maior pecado da empresa talvez tenha sido a falta de investimento em marketing. Esta pode ser a melhor explicação para o desconhecimento que reina no mercado acerca do seu produto.

O Interbase tornou-se "open-source" em Julho de 2.000. O projeto, hoje chamado de Firebird, está hospedado na comunidade Sourceforge. Há centenas de colaboradores e milhares de usuários ao redor do mundo. É um produto seguro, estável, muito bem testado e, agora nas mãos de quem realmente acredita nele, recebendo centenas de melhoramentos e integração com outros produtos, principalmente RADs ("Rapid Application Development"). Só está faltando mesmo o número de usuários que já alcançaram o MySQL e o Postgress.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos