Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Discos IDE terão novo padrão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2002


A maioria dos usuários mais avançados conhece o padrão ATA. É o protocolo utilizado para troca de dados entre os periféricos e entre os periféricos e a memória do computador. ATA é um acrônimo para "Advanced Technology Attachment" (Tecnologia Avançada de Conexão). Mas certamente todos conhecem outro acrônimo: IDE. ("Integrated Drive Electronics"). Pois bem, ATA nada mais é do que o nome oficial do IDE. Para quem gosta de normas, ATA é ainda o resultado do trabalho do grupo X3T10 do ANSI ("American National Standards Institute").

Ele é um dos elementos determinantes na escolha tanto da placa-mãe quanto dos periféricos como discos rígidos e drivers de CD e DVD. Como ele estabelece a velocidade de troca de dados entre esses dispositivos, quanto maior sua velocidade, maior será a velocidade do equipamento como um todo. ATA 133, ATA 166 e outros são bastante conhecidos; o número refere-se à velocidade em megahertz.

Mas a indústria já está se preparando para substituir o padrão ATA. Na verdade, um consórcio de 75 empresas, entre as quais as principais fabricantes de processadores, placas-mãe e periféricos, acaba de liberar a especificação Serial ATA II.

O Serial ATA é uma evolução do ATA, que é um protocolo paralelo, e o substituirá nas interfaces entre dispositivos de armazenamento, tanto em microcomputadores pessoais quanto nos caros servidores dedicados. A especificação permite a utilização de cabos mais finos e com menor quantidade de pinos. Um cabo plano hoje utilizado nos micros mais novos utiliza nada menos do que 80 pinos.

Isso irá permitir que os fabricantes construam seus computadores de forma mais simples, menores e com menos problemas de dissipação de calor. As placas-mãe também poderão ser menores e mais flexíveis, na medida em que os conectores serão significativamente menores. As especificações do Serial ATA II deverão atender às necessidades dos computadores para os próximos 10 anos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores

Mais tópicos