Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Vem aí o servidor de bolso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2003

Vem aí o servidor de bolso

Portabilidade extrema

Esqueça os notebooks, PDAs e qualquer outra plataforma que se diz portátil.

Agora imagine um servidor, contendo todos os seus dados e aplicativos, com as dimensões de um baralho, pesando alguns poucos gramas.

Este servidor de bolso não possui teclado, não possui monitor de vídeo, e nem qualquer outro periférico.

Mas você chega com ele à escola ou ao trabalho e senta-se em uma estação com possibilidade de conexão sem fio. Imediatamente aparece no canto do vídeo um ícone representando o seu servidor. Você clica no ícone e a tela torna-se a tela do seu computador, com os seus ícones, aplicativos e dados, tudo prontamente disponível.

Computação onipresente

Esta é a idéia que a Intel está tentando tornar realidade através do seu projeto Ubiquity Strategic Research Project (SRP) ou, numa tradução livre, Projeto de Pesquisa Estratégica de Computação Onipresente.

A Intel contratou o cientista Roy Want, que já trabalhou nos laboratórios da Olivetti e da Xerox, para liderar a equipe que deverá tornar realidade o servidor pessoal.

O servidor pessoal nunca precisará sair do bolso, ou da bolsa, de seu dono ou dona. Como ele utilizará conexões sem fio, tudo o que o usuário deverá fazer será aproximar-se de um ponto de rede e trabalhar.

Algo muito útil em apresentações, palestras e aulas, ou para coletar dados de pacientes, recuperar informações de sensores em campo ou mesmo para trocar músicas com os amigos.

O protótipo do pequeno computador utiliza um processador XScale de 400 Mhz, dispõe de capacidades de conexão sem fio Bluetooth e Wi-Fi e consome tão pouca energia que é capaz de funcionar por quatro horas e meia sem recarga.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Armazenamento de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Supercomputadores

Mais tópicos