Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Mini-Box roda Linux

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/06/2003

Mini-Box roda Linux

A fabricante de computadores Via Technologies associou-se à norte-americana Mini-Box para lançar o que pode ser o menor desktop do mundo, baseado em placas e equipamentos de série. Embora haja equipamentos menores, eles são fabricados com placas especialmente construídos para cada modelo projetado. Mas o Mini-Box M-100 utiliza uma placa-mãe Via IPIA Mini-ITX, sendo no total um pouco maior do que um drive de CD-ROM.

Embora possa ser utilizado como um micro normal de mesa, o M-100 já vem com ambiente Linux instalado, com capacidade de rede nativa, podendo ser utilizado como equipamento incorporado ("embedded system") para automação de grandes máquinas, automação industrial ou em projetos de residências inteligentes. Outra possibilidade é a utilização como equipamento básico em um "cluster" para grandes processamentos, uma vez que é possível colocar 10 M-100 no espaço de um único micro de mesa padrão.

Custando US$500,00 (preço nos EUA), o pequeno computador é equipado com processador Via Eden x86 de 800 MHz, possui 256 MegaBytes de RAM, além de uma memória CompactFlash de 64 MB, onde está gravado o sistema operacional Linux MediaBox.

Opcionalmente, podem ser acrescidos módulos extras para armazenamento de dados, como memórias CompactFlash até 128 MB ou discos rígidos utilizados em notebooks, até 40 GB. Isto permite fazer com que o M-100 rode Windows CE ou mesmo Windows XP.

O M-100 vem equipado com um pequeno teclado de membrana configurável de 14 teclas, localizado em sua parte externa, além de quatro portas USB, saídas paralela e serial e uma pequena tela LCD de 2x20 caracteres. O equipamento possui também capacidades de som e manipulação de vídeo e imagens, com saídas S-Video e vídeo composto, suportando os padrões NTSC e PAL.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos