Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Governo quer software livre

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2003


Ocorre hoje (25/06) em Brasília a I Rodada para Compartilhamento de Software Livre da Administração Pública. O evento faz parte das iniciativas definidas pela Câmara de Software livre do Governo Eletrônico, caracterizando-se como mais uma etapa na consolidação da política de adoção do software livre na administração pública brasileira.

Estão previstas 15 apresentações desenvolvidas nos âmbito governo federal, estados e municípios, sendo uma oportunidade de servidores e prestadores de serviço conhecerem melhor o tema e encontrarem soluções para problemas em comum. As soluções apresentadas abrangem várias áreas. Para a educação, por exemplo, a UNIVATES do Rio Grande do Sul apresentará o SAGU, sistema de gestão acadêmico/administrativa já usado em várias instituições públicas e privadas, além do GNUTECA, sistema de gestão de acervo e circulação para bibliotecas, projeto que conta com o apoio da UNESCO.

Outra grande atração é o Direto, software de correio eletrônico, agenda e catálogo corporativo com acesso pela Internet, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul - PROCERGS. Estima-se que a empresa deixou de gastar em torno de US$ 600 mil ao migrar do antigo sistema para o Direto as suas 8 mil caixas de correio, sendo que o desenvolvimento total do software ficou em R$ 350 mil.

As apresentações envolvem iniciativas de desenvolvimento de software livre nos mais variados segmentos ligados ao governo. Estão previstas apresentações da Prefeitura de São Paulo, da Prefeitura de Rio das Ostras, das empresas de processamento, como a PRODABEL e a DATAPREV, além do Banco do Brasil e Banco Central, entre outros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos