Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fotografia 3-D em máquinas digitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/09/2003

Fotografia 3-D em máquinas digitais

A fotografia 3-D, ou estereoscópica, já existe há mais de 150 anos. Mas a exigência de câmeras e equipamentos de revelação muito caros fez com que ela praticamente desaparecesse do mercado em meados do século passado. Mas a situação está prestes a mudar.

A empresa Mission3-D acaba de lançar o seu Photo3-D Kit, um equipamento de baixo custo para tirar fotos tridimensionais com a utilização de qualquer câmera digital. O kit inclui um dispositivo a ser conectado à câmera, responsável pela captura das imagens, um software que mescla as imagens gerando uma única imagem 3-D e os óculos para visualização.

A imagem tridimensional consiste, na verdade, de duas imagens separadas, uma para cada olho, ligeiramente diferentes uma da outra. O cérebro se encarrega de combinar as duas imagens e dar a sensação de profundidade.

O programa permite que se ajuste o foco para fazer com que diferentes elementos da foto fiquem "à frente" ou "mais para o fundo".

O grande inconveniente é que você deverá ter duas imagens, ou seja, deverá bater duas fotos do mesmo objeto. Isso torna o aparato mais adequado para fotos de paisagens do que para fotografar aquele pestinha que jamais conseguiria ficar quieto por mais do que meio segundo. Mas, uma vez feita a foto, o efeito é realmente bom e pode significar instantes de admiração por parte dos amigos.

O equipamento está disponível nos Estados Unidos e custa US$129,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fotônica

Mais tópicos