Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Supercomputador: cluster PC-Linux

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2003


O Instituto Riken (Japão), especializado em pesquisas físicas e químicas, encomendou à empresa Fujitsu a construção do maior e mais rápido cluster do mundo totalmente baseado no sistema operacional Linux e utilizando computadores PC comuns. O supercomputador terá 2.048 CPU, sendo capaz de atingir 12,4 teraflops. Um teraflop equivale a um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo. O sistema deverá estar completamente operacional em Março de 2.004.

O novo supercomputador Linux será utilizado para pesquisas em bioinformática. Nos anos recentes o campo da biotecnologia sofreu uma explosão no volume de dados a serem tratados nas pesquisas. Em comparação com os sistemas atualmente utilizados para seqüenciamento genético, o novo supercomputador terá uma velocidade sete vezes maior.

Com a crescente popularidade do Linux e com o aumento da capacidade de cálculo dos PC, tornou-se atrativa a construção de sistemas de computação distribuída, de alto desempenho e tolerante a falhas, utilizando-se a dupla PC-Linux. A grande vantagem, além do menor custo, é que o sistema pode crescer continuamente pela simples conexão de máquinas adicionais. Supercomputadores baseados na tecnologia cluster perfazem um quarto dos 500 computadores mais rápidos do mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Supercomputadores
  • Nuvem

Mais tópicos