Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Internacionalização de software brasileiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/11/2003


O Brasil é considerado um dos 7 maiores mercados de software do mundo, tendo movimentado aproximadamente 1,9 bilhão de dólares em 2001. No entanto, os programas para computadores geram um crescente déficit nas contas externas brasileiras. Prevê-se que, em 3 anos, as importações brasileiras de software possam chegar a 5 bilhões de dólares.

Para reverter este quadro, o primeiro passo a ser dado rumo à melhoria da qualidade dos produtos e da produtividade dos processos de desenvolvimento, para corresponder à competitividade internacional. Além disso, as empresas precisam internacionalizar seus produtos, adequando-os às legislações locais e providenciando documentação multilíngue, além de preparar sua infra-estrutura interna para mercados muito diferentes do interno.

Para viabilizar tais ações e alavancar mais e melhores negócios no setor, o Centro GeNESS (Fábrica de Empresas de Software da Universidade Federal de Santa Catarina), criou o "Centro de Excelência em Internacionalização de Software", com recursos fornecidos pela Finep e pela Sociedade Softex. Este Centro apoiará as empresas de software na preparação de seus processos internos e seus produtos para conquistar novos mercados e, ao mesmo tempo, formará novos profissionais que auxiliarão as empresas neste salto tecnológico.

Nas palavras do professor José Eduardo De Lucca, coordenador-geral do GeNESS, "a internacionalização de software é uma área fundamental para as empresas que pretendem exportar. Até hoje, não havia uma iniciativa similar no país e pouquíssimos profissionais estão capacitados para executar as tarefas necessárias. É neste cenário que o GeNESS vai desempenhar um papel fundamental para a indústria nacional de software."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos