Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Navegador Opera agora também atende a comandos de voz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/03/2004

Navegador Opera agora também atende a comandos de voz

Em mundo que já foi dominado pelo Netscape e hoje é quase totalmente do Internet Explorer, a vida de um pequeno navegador web não é fácil. Mas o Opera tem sobrevivido por todos esses anos, mesmo não sendo gratuito, graças a vários avanços técnicos que só uma pequena empresa é capaz de introduzir.

O mais recente avanço técnico incorporado pelo Opera baseia-se na utilização da ferramenta ViaVoice, da IBM, um sintetizador de voz que permite que o usuário interaja com o computador por meio de comandos falados, sem a necessidade de utilizar o mouse ou o teclado. A nova versão do navegador permite a navegação normal, a busca por termos em sites de busca e até mesmo o preenchimento de formulários de sites utilizando apenas comandos de voz.

O novo Opera utiliza as bibliotecas do ViaVoice, permitindo que um site possa incorporar funcionalidades acionáveis por voz. A empresa aproveita para dar uma espetada na gigante Microsoft, afirmando que a utilização das bibliotecas XHTML+Voice permitirá aos desenvolvedores substituir apresentações feitas pelo PowerPoint por páginas web dinâmicas e interativas totalmente acionadas pela voz do apresentador.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Inteligência Artificial
  • Interfaces

Mais tópicos