Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sistema modular testa programas de eletrônica embarcada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2004


À medida em que a eletrônica se incorpora aos automóveis, aumenta a preocupação com o software que controla essa eletrônica. Atualmente, motores, câmbio e freios são quase inteiramente controlados eletronicamente. Vale dizer, controlados por programas de computador que rodam nos microprocessadores embarcados. Nesses casos, uma falha em um programa pode pôr em risco a vida dos ocupantes do veículo.

Preocupados com esse novo nível de responsabilidade dos programadores, cientistas alemães do Fraunhofer Institute lançaram uma nova ferramenta que visa modularizar os programas, facilitando sua manutenção e atualização. O programa foi batizado de MARMOT ("Method for Component-Based Real-Time Object-Oriented Development and Testing"): método para desenvolvimento e teste baseado em componentes de tempo-real orientados a objeto.

"Até hoje, uma solução individual era aplicada a cada componente - eletrônica e hardware eram desenvolvidos especificamente para cada unidade de controle central," explica o engenheiro Christian Bunse. "Mas isto resulta em problemas no longo prazo: os técnicos estão constantemente desenvolvendo e melhorando [por exemplo] os freios. A confiabilidade do software de controle deteriora-se gradualmente e ele tem que constantemente adaptado para controlar o novo hardware." Depois de um certo tempo essa forma de trabalho se torna muito cara, além da queda na qualidade do sistema como um todo.

O MARMOT é um sistema de geração e controle de software em blocos. Isto permite que o software de controle de cada equipamento seja mantido de forma independente, comunicando-se com os demais de forma padronizada sendo o funcionamento conjunto testado a seguir. Desta forma conjuntos completos de eletrônica embarcada podem ser montados a partir de componentes que tenham se mostrado seguros individualmente. À medida em que as peças são melhoradas, os respectivos componentes de software também podem ser atualizados de forma mais fácil e rápida.

Embora o assunto seja muito sério, os pesquisadores demonstraram o funcionamento do MARMOT utilizando um robô construído com peças Lego. O programa monitora a si mesmo continuamente, relatando qualquer erro que ocorra ou problemas que ele possa encontrar para funcionar com componentes modulares que sejam adicionados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais

Mais tópicos