Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa gera imagem tridimensional de fotos normais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2004


Cientistas do Fraunhofer Institute (Alemanha) lançaram um novo programa de computador, chamado QTSculptor, capaz de gerar imagens tridimensionais a partir de imagens comuns. O programa processa as imagens escaneadas a partir de um sistema de coordenadas espaciais, permitindo que imagens enormes, como as de um monumento, sejam transformadas em imagens tridimensionais.

Segundo Konrad Klein, um dos criadores do programa, o QTSculptor utiliza superfícies sobrepostas para refinar o modelo 3D, o que lhe dá a capacidade de registrar detalhes mínimos. Ele converte o conjunto inteiro de pixels em uma malha de triângulos representando o formato da imagem. As características da superfície do material são reproduzidas na forma de uma "pele" texturizada que é "colada" sobre a imagem virtual.

Embora o programa consiga trabalhar a partir de fotografias tiradas aleatoriamente, os cientistas estão agora desenvolvendo um braço robótico para permitir que mesmo usuários inexperientes possam fazer o escaneamento de uma estátua e gerar a imagem tridimensional correspondente. O braço robótico também facilitará a captação de imagens em posições difíceis de serem atingidas por um fotógrafo.

Os cientistas esperam que o programa possa auxiliar na recuperação de estátuas e monumentos degradados pelo tempo ou atingidos por catástrofes naturais. A primeira experiência está sendo feita com a estátua chamada Bavaria, que fica no parque da Oktoberfest, em Munique.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Software e Programação
  • Telas e Monitores
  • Holografia

Mais tópicos