Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançado quiosque eletrônico com imagem tridimensional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2004

Lançado quiosque eletrônico com imagem tridimensional

Quiosques eletrônicos já são ferramentas conhecidas do público, principalmente em livrarias, shopping centers e museus. Dotados de telas sensíveis ao toque, eles facilitam o acesso a informações e aumentam a capacidade de atendimento das lojas, já que os próprios clientes tiram suas dúvidas nos terminais. Mas, até agora, a funcionalidade desses equipamentos estava limitada a telas bidimensionais comuns.

Até agora. Pesquisadores alemães do Fraunhofer Institute acabam de apresentar um quiosque capaz de mostrar imagens tridimensionais sem que o usuário necessite utilizar óculos especiais. Embora já existam no mercado até notebooks com as mesmas características, o novo quiosque incorpora algumas melhorias que facilitam a navegação por parte do usuário.

Na base da novidade está um sistema chamado Free2C (algo como "livre para ver") de visualização em 3D. Os objetos aparecem com qualidade fotográfica flutuando na frente do monitor como um holograma. "O par de imagens - uma para cada olho - é subdividido em finas tiras verticais e mostradas alternadamente umas próximas das outras. Um prisma colocado na frente da tela guia cada imagem para o olho apropriado," explica Klaus Schenke, um dos criadores do quiosque 3D.

Para evitar que o usuário veja imagens separadas, uma câmera próxima ao monitor rastreia a posição de sua cabeça. Se o sistema detecta um movimento da cabeça, ele automaticamente ajusta as tiras da imagens para o ângulo de visão correto. Infelizmente esse processo impede que mais de uma pessoa consiga ver a imagem correta ao mesmo tempo.

Mas a câmera também é capaz de detectar as mãos do visitante. Se, por exemplo, o quiosque está mostrando a imagem de uma estátua em um museu, e o usuário deseja vê-la por outro ângulo, tudo o que ele tem a fazer é movimentar sua mão como se girasse a imagem. A câmera detecta o movimento e efetivamente gira a imagem no sentido desejado.

Telas que exijam entrada de dados também podem ser operadas pelo sistema. A câmera detecta a posição do dedo do usuário, acionando as funções de cada botão virtual.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores
  • Holografia

Mais tópicos