Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Redes mais lentas poderão ser defesa contra vírus

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2004


Apesar do trabalho incessante dos administradores de rede e dos bons resultados dos programas de detecção, os vírus de computador continuam a consumir grandes esforços e dar prejuízos de milhões de dólares para empresas no mundo todo.

Agora um trabalho conjunto de cientistas de várias Universidades, publicado na revista Science, demonstra que um mecanismo simples de diminuição do número de conexões que um computador é capaz de fazer pode significar uma diminuição na força de disseminação de um vírus em até 400 vezes.

O mecanismo é chamado de "estrangulamento" e consiste em limitar a capacidade de conexões que um computador pode fazer a apenas uma conexão por segundo. A esta velocidade, a utilização dos sistemas ficará virtualmente inalterado do ponto de vista dos usuários. Mas os vírus perderão centenas de vezes a sua força.

Os cientistas das Universidades do Novo México, Santa Fé e Michigan (Estados Unidos), e dos laboratórios da empresa Hewlett-Packard, examinaram a estrutura de diferentes tipos de redes de computadores que são vulneráveis a ataques e analisaram suas características. A técnica de estrangulamento foi considerada a mais efetiva, não como proteção integral, mas como uma forma de evitar o alcance dos vírus.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Computadores
  • Transmissão de Dados
  • Software e Programação

Mais tópicos