Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Software de reconhecimento de voz da IBM agora é livre

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2004


A IBM anunciou a disponibilização de sua tecnologia de reconhecimento de voz na forma de código aberto. Agora, todos os desenvolvedores interessados poderão ter livre acesso ao código-fonte dos aplicativos até agora só disponíveis nos produtos comerciais da empresa.

Segundo a empresa, a nova política deve acabar com a discussão sem-fim em torno de padrões que deveriam ser adotados para a construção de aplicativos capazes de permitir a interação homem-computador por meio de voz. A disponibilização do seu código-fonte foi precedida de um acordo entre os principais desenvolvedores de aplicativos de reconhecimento de voz, que deverão aderir ao desenvolvimento aberto, abandonando as soluções proprietárias.

Os códigos-fonte foram doados à Fundação Apache, responsável pelo projeto do principal servidor Web do mercado, além de vários outros projetos, e à Fundação Eclipse, que produz ferramentas livres para desenvolvimento de software.

Componentes de reconhecimento de voz, os chamados "blocos básicos", que manuseiam funções como datas, horas, moedas e localizações (cidades, estados, CEP etc.) já estão sendo adotados em diversos equipamentos, de celuares até automóveis.

Espera-se que, num futuro próximo, esses blocos básicos sejam aprimorados e venham a substituir totalmente funções de atendentes, como operadores de telemarketing e televendas. Mas a disponibilização do código da IBM deverá permitir a utilização do reconhecimento de voz em um número praticamente ilimitado de funções, permitindo, por exemplo, o deslanchar de utilidades para casas inteligentes acionadas por voz.

Outro recurso colocado na forma de código livre foram conjuntos de código em Java (JSP) para a construção de interfaces Web. Comandos específicos da linguagem ("tags") permitem a construção de interfaces que geram arquivos XML automaticamente, no padrão VoiceXML 2.0, estabelecido pelo consórcio que normatiza os padrões da Internet, o W3C.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Software e Programação

Mais tópicos