Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de inteligência artificial auxilia na tomada de decisões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2004


Um novo programa de computador desenvolvido na Universidade de Manchester, Inglaterra, poderá finalmente cumprir uma das promessas da inteligência artificial e auxiliar os humanos a tomarem melhores decisões.

O programa desenvolvido pelo professor Jian-Bo Yang, poderá ser eventualmente utilizado em várias áreas, como a medição da qualidade em uma empresa ou a comparação da produtividade entre países.

"Se você está comprando um carro, você deveria olhar para vários indicadores, como preço, desempenho, segurança e economia de combustível. Esse programa pode ajudá-lo a tomar uma decisão baseada em julgamentos assim como em estatísticas, de forma que, se você for rico e dinheiro não for tão importante para você quanto a segurança, ele irá levar esses fatores em conta," explica o professor Yang.

O programa é capaz de considerar fatores subjetivos, segundo valores atribuídos pelo usuário, ao invés de simples inferências estatísticas.

O laboratório do professor Yang está se preparando para submeter o programa a testes em diversas áreas, como a análises de erros humanos em equipamentos de engenharia, análise da qualidade de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, análise de risco e segurança, análise de impacto ambiental e em um trabalho comparativo sobre a produtividade dos países.

Yang afirmou que está procurando colaboradores fora da Universidade, mas não divulgou a forma de disponibilização e licenciamento do programa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos