Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Projeto cria biblioteca pública de componentes de software

Finep - 29/12/2004


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), financiará projeto de pesquisa de R$ 1,8 milhão para a criação da primeira biblioteca pública de componentes de software da América Latina. O projeto foi aprovado por meio de uma chamada pública no âmbito das ações transversais dos fundos setoriais, que prevê investimentos dos fundos setoriais de Tecnologia da Informação e Verde-Amarelo, na interação universidade-empresa para apoio à inovação.

Desenvolvido por um consórcio de seis empresas e instituições de pesquisa de São Paulo e do Nordeste, o projeto irá atuar nos próximos dois anos em pesquisas para o desenvolvimento de componentes de software para o e-gov e na construção de uma biblioteca virtual, que possibilite o compartilhamento desses componentes. É a primeira vez que pólos de tecnologia de Campinas (SP) e do Nordeste (Recife-PE e João Pessoa-PB) se unem em um projeto com essa característica.

O projeto é coordenado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (Cesar), com o envolvimento do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA/MCT)), da CI&T Software e das universidades federais de Pernambuco (UFPE), da Paraíba (UFPB) e Estadual de Campinas (Unicamp). Todo produto gerado pelo projeto será público e livre, ficando à disposição da indústria brasileira para utilização dos componentes.

Um dos objetivos da biblioteca pública de componentes é otimizar os gastos públicos com TI, evitando investimentos duplicados. A intenção é que as áreas de TI de órgãos públicos ou privados possam visualizar com facilidade quais componentes estão disponíveis na biblioteca, permitindo o aproveitamento dessa tecnologia na montagem de suas soluções.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos