Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tecnologia permite jogar Doom no ambiente da sua casa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/02/2005

Tecnologia permite jogar Doom no ambiente da sua casa

Transmissões ao vivo pela TV que mesclem, em tempo real, as ações que estão sendo filmadas com imagens geradas por computador. Este é o objetivo de uma nova tecnologia de navegação de câmeras que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, Inglaterra.

A nova técnica abre novas possibilidades para a transmissão ao vivo de esportes, musicais e qualquer outra atividade, mesclando a emoção da transmissão normal com o impacto visual que somente a computação gráfica pode criar.

A tecnologia também poderá ser utilizada em outras atividades, por exemplo, a inserção de mobiliário em uma residência à medida em que uma câmera portátil vai filmando a casa vazia, em sistemas de navegação para robôs domésticos ou em vídeo-games e computadores incorporados à roupa.

Os cientistas Ian Reid e Andrew Davison estão utilizando recursos de matemática, computação e engenharia para construir seu novo sistema. Eles já construíram um protótipo, que agora está sendo ampliado para testes em escala real.

"Esta tecnologia de localização e mapeamento transforma a câmera em um flexível sensor de posição em tempo real. Ele tem uma multiplicidade de aplicações potenciais," explica o Dr. Andrew.

O sistema consiste em uma câmera de vídeo portátil conectada a um notebook, que analisa as imagens que recebe da câmera por meio de um programa especial desenvolvido pelos pesquisadores. À medida que a câmera se move, o sistema pega pontos da paisagem como referência e constrói um mapa 3D. O mapa é então utilizado para definir com precisão a posição da câmera, permitindo a inserção das imagens virtuais desejadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Visão Artificial
  • Simuladores

Mais tópicos