Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Reconhecimento de faces embutido em um único chip

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/04/2005

Reconhecimento de faces embutido em um único chip

A empresa japonesa Omron anunciou o lançamento de um sensor capaz de identificar rostos humanos. O sensor de reconhecimento de faces, chamado OKAO, é um chip que pode ser inserido diretamente em equipamentos portáteis dotados de câmeras, como telefones celulares e PDAs.

O objetivo do novo sensor é, inicialmente, prover uma forma precisa de identificação, através da qual o aparelho somente funcionará quando de posse de seu dono. Mas as possibilidades de novos usos são muito grandes, praticamente em qualquer aplicação que requeira a checagem de identidade.

Sistemas de reconhecimento de faces não são exatamente uma novidade, mas esta é a primeira vez que chega ao mercado um chip capaz de executar todo o processamento necessário para fazer essa identificação.

Partindo da foto capturada pela câmera do aparelho, o chip leva menos de um segundo para efetuar a identificação. Não há nenhuma exigência sobre a foto, nem mesmo quanto à posição do rosto: se o rosto do proprietário estiver em algum lugar na foto, o chip é capaz de localizá-lo e efetuar a identificação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Sensores
  • Segurança da Informação

Mais tópicos