Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Nova interface para equipamentos portáteis utiliza gestos e som tridimensional.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2005


O dia-a-dia corrido da maioria dos profissionais tem exigido o uso crescente de aparelhos portáteis, principalmente computadores do tipo "palm" e celulares que incorporam funções avançadas de edição. Mas andar e dedilhar ao mesmo tempo aqueles minúsculos teclados pode ser algo perigoso.

Pensando em reduzir os riscos de tropeções e até acidentes de trânsito para esses usuários, além de aumentar a produtividade no uso dos seus equipamentos, pesquisadores da Universidade de Glasgow, Escócia, estão desenvolvendo um novo sistema de interface para esses aparelhos portáteis, que inclui sons tridimensionais e monitoramento de gestos.

Som tridimensional e gestos como interface em equipamentos portáteis

"Nós esperamos desenvolver interfaces que sejam verdadeiramente portáteis, permitindo aos usuários se concentrarem no mundo real enquanto interagem com seus equipamentos de mão, de forma tão natural como se eles estivessem conversando com um amigo enquanto andam," explica o professor Stephen Brewster, líder do projeto "AudioClouds" (nuvens de áudio).

Já que concentrar a visão nas minúsculas telas e botões representa um perigo, os pesquisadores estão tentando utilizar outros sentidos, como os ouvidos, e o movimento dos braços.

Muito já se pesquisou sobre interfaces gestuais e audiovisuais, mas todas essas pesquisas feitas até agora sempre concentraram-se em usuários estáticos. O grande objetivo do projeto AudioClouds é viabilizar essas interfaces para um usuário caminhando em ambientes normais, com barulho de trânsito e cruzando com outras pessoas em uma calçada.

Os pesquisadores estão cuidando para que os gestos não tornem o comportamento do usuário algo ridículo frente às outras pessoas. Seu protótipo de um tocador de MP3, por exemplo, muda de faixa apenas com um leve aceno de cabeça, muito parecido com uma pessoa olhando normalmente para o lado.

Já os sons tridimensionais exigem, no atual estágio do projeto, que o usuário utilize um fone de ouvido. Mas as opções de utilização dessa técnica são muito grandes: filtrando o som através de um microprocessador, o sistema pode criar "janelas de áudio", nas quais trechos de voz, dados ou música parecem vir de diferentes direções, representando, desta forma, diferentes instruções para os equipamentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos