Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Petrobras lança robô virtual que conversa com visitantes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2005

Petrobras lança robô virtual que conversa com visitantes

A Petrobras lançou na Internet um robô com inteligência artificial, capaz de conversar com os usuários como se fosse um atendente real. Ele é capaz de falar sobre assuntos ligados ao uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia.

Seu funcionamento consiste em um programa que simula o conhecimento humano em uma consciência sintética, podendo responder dúvidas dos usuários em linguagem natural, utilizando a interface de um bate papo, onde a pessoa digita a pergunta e o atendente virtual responde imediatamente.

No caso do Ed, o robô da Petrobras, o conteúdo, que forma a base de conhecimentos inserida no programa de inteligência artificial, foi fornecido pelo CONPET, um programa nacional de racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural.

Através de uma simpática interface de comunicação, pessoas de todas as idades conversam com este robozinho inteligente sobre os assuntos relacionados às áreas do CONPET.

Utilizando o software InBot, desenvolvido pela empresa brasileira Insite Soluções Internet, o robô da Petrobras é uma nova forma de relacionamento e atendimento online, capaz de simular conversas e interagir por horas com os visitantes do site.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Realidade Virtual

Mais tópicos