Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Nova fita magnética é construída com nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/07/2005

Nova fita magnética é construída com nanotecnologia

A empresa japonesa FujiFilm anunciou o lançamento do primeiro meio de armazenamento digital de dados baseado na nanotecnologia. Trata-se de uma fita magnética, voltada para backups em grandes centros de computação, que consegue armazenar até 300 GB de informações.

A fita é do tipo WORM ("Write Once/Read Many": escreve-se uma vez, lê-se muitas vezes) e foi produzida com uma tecnologia proprietária da empresa, chamada Nanocubic.

Como é voltada a aplicações de missão crítica, armazenando dados de grandes empresas, principalmente da área financeira, as fitas de backup estão sujeitas a rigorosas normas de segurança. Além de não permitir a reescrita, a fita que agora foi lançada consegue garantir fidelidade dos dados gravados por 30 anos.

A tecnologia Nanocubic consiste em uma camada ultra-fina de nanopartículas magnéticas, que são aplicadas por um processo que permite o controle preciso da espessura da camada de gravação de dados.

Esta camada é formada por dois tipos de partículas, ambas medindo apenas alguns nanômetros de diâmetro: uma nanopartícula metálica pontiaguda e outra achatada, feita de um material magnético chamado ferrite de bário.

Para a colocação das nanopartículas sobre o substrato de polímero, a tecnologia utiliza um material ligante orgânico, que é capaz de efetuar a dispersão perfeita do material, criando uma camada densa e uniforme.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Nanopartículas
  • Magnetismo
  • Polímeros

Mais tópicos