Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Google monta base em Minas Gerais

Agência FAPESP - 27/07/2005

Google monta base em Minas Gerais

Uma empresa brasileira, criada por um grupo de docentes do departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irá se tornar o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Google Inc. na América Latina.

A mineira Akwan Information Technologies, que possui sede em Belo Horizonte (MG) e também é especializada em tecnologias de busca, foi vendida para a Google na semana passada por um valor não divulgado. Com a negociação, a empresa norte-americana pretende aumentar sua atuação no continente com a criação de novas tecnologias de ponta e a admissão de mão-de-obra qualificada.

"As negociações permitem que a empresa norte-americana incorpore todos os engenheiros e as tecnologias de busca desenvolvidas pela Akwan", disse Nívio Ziviani, um dos fundadores da empresa mineira, à Agência FAPESP. Os outros dois criadores do grupo brasileiro são Alberto Laender e Berthier Ribeiro Neto. Caberá a Ribeiro Neto a direção executiva do centro de pesquisa brasileiro.

"A intenção é formar um grande laboratório em Belo Horizonte que irá desenvolver ferramentas de busca voltadas principalmente para os países latino-americanos", disse Ziviani. Segundo ele, os pesquisadores locais também poderão criar aplicações para usuários do sistema Google em todo o mundo, levando em conta os diferentes aspectos envolvidos com as tecnologias de busca, como concepção, pesquisa, desenvolvimento e implementação.

Desde 2000, a empresa brasileira fornece serviços para diferentes clientes em todo o Brasil, como UOL, IG, Editora Abril e Bovespa, além de ser responsável pelo site de busca Todobr.com. "A Akwan detém 25% do mercado de busca no Brasil e a meta é aumentar ainda mais", disse.

A Google também possui centros de pesquisas semelhantes em Tóquio (Japão), Zurique (Suíça), Bangalore (Índia), Nova York e Mountain View (Estados Unidos). Com a criação da filial brasileira, a expectativa é que sejam gerados novos empregos com as contratações de técnicos brasileiros. As vagas disponíveis serão divulgadas no site www.google.com.br/jobs.

"Tipicamente os centros internacionais têm uma meta de contratação queinclui 200 pessoas. Creio que o centro de pesquisa brasileiro não serámuito diferente", prevê Ziviani.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Software Livre

Mais tópicos