Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Flor de LEDs muda de cor conforme astral do dono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2006

Flor de LEDs muda de cor conforme astral do dono

O lançamento da empresa japonesa NEC é uma flor feita com LEDs que é capaz de sentir as emoções de quem está com ela. Conforme a emoção do dono, a florzinha muda de cor.

Mas se os LEDs coloridos - aquelas pequenas lâmpadas coloridas presentes em todos os aparelhos eletrônicos - não são nenhuma novidade, o que poderia chamar a atenção nesse lançamento, além do fato de ser um "badulaque legalzinho"?

O segredo está justamente no programa que permite que a pequena flor, batizada de "kotohana" (a flor que fala), altere suas cores em respostas a alterações no humor de seu dono.

Trata-se de um sistema de inteligência artificial, chamado de tecnologia de sensibilidade. Captando as vozes do ambiente, por meio de um microfone, o programa é capaz de identificar "padrões de sensibilidade": sinais de que as pessoas estão alegres, tristes, zangadas ou "normais".

Segundo a empresa, o objetivo é, um dia, substituir as atuais interfaces gráficas do usuário por interfaces dotatas de sensibilidade. Sairão as GUI ("Graphical User Interface") e entrarão as SUI ("Sensibility User Interface"). Os programas poderão detectar o astral do usuário e agir de forma mais adequada a cada humor.

A kotohana é uma forma chamativa de demonstrar a tecnologia. Obviamente que, para funcionar, ela depende de um computador, que analisa os sons captados por um microfone e sensores para informar que alguém está pegando a brilhante florzinha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • LEDs
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos