Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Estudantes brasileiros são bem colocados em competição internacional

Agência FAPESP - 24/04/2006

Estudantes brasileiros são bem colocados em competição internacional

Estudantes brasileiros fizeram bonito em competição internacional de programação de computador realizada de 9 a 12 de abril em San Antonio, nos Estados Unidos.

Participaram das finais mundiais do 30º ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC) 83 equipes, selecionadas entre 5.606 grupos de 1.737 universidades dos cinco continentes que disputaram, em 2005, 183 competições regionais.

O Brasil foi representado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que foram vencedores da etapa final da Maratona de Programação 2005, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação.

Na competição realizada nos Estados Unidos, o grupo do ITA ficou em 13º lugar, primeiro entre as instituições latino-americanas e melhor colocação obtida por uma equipe brasileira na história da competição. Os alunos da PUC-RJ ficaram em 19º, à frente de instituições como a Universidade de Tóquio, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Princeton.

Em primeiro lugar ficou a equipe da Universidade de Saratov, da Rússia, que conseguiu resolver, em cinco horas, 6 das 10 questões propostas em linguagens de programação C, C++, Pascal e Java. Os grupos da Universidade Jagiellonian, da Polônia, e da também russa Universidade Técnica de Altai completaram os três primeiros colocados. Quatro problemas foram resolvidos pelos alunos do ITA e três pelos da PUC-RJ.

Os objetivos da competição eram estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos