Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Software livre para programação de microcontroladores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2006

Software livre para programação de microcontroladores

Computadores inteiros em um único chip já estão no mercado há vários anos. São eles que estão instalados em automóveis, máquinas industriais, robôs autônomos, "set-top boxes" e um sem-número de outros equipamentos. Os computadores de chip único são os grandes responsáveis pela disseminação do conceito de "computação em qualquer lugar."

Mas, nos anos recentes, esses computadores em um único chip avançaram bastante. Além dos tradicionais e robustos clones 8086, hoje já é possível adquirir-se no mercado computadores de grande desempenho, dotados de todas as facilidades de conexão a rede disponíveis nos modelos tradicionais de mesa ou notebooks.

A grande dificuldade para uma maior disseminação desses minúsculos computadores tem sido o software. Fazer programas que possam ser inseridos neles nunca foi uma tarefa fácil. Mas esta situação tende a mudar rapidamente.

Um grupo de pesquisadores europeus, reunidos na Universidade Técnica de Madri, criou um projeto de código aberto, chamado ASAP. O objetivo do ASAP é justamente disponibilizar uma plataforma de análise, programação e otimização voltada para os computadores em chip único e até mesmo para os microcontroladores tradicionais.

O projeto utiliza linguagens CLP ("Constraint Logic Programming"), certamente uma inovação e uma mudança de paradigma em relação à programação tradicional, normalmente feita em C ou até mesmo em Assembly.

Segundo os pesquisadores, o problema do desempenho das linguagens CLP - que geram programas maiores e mais lentos do que as linguagens de baixo nível - foi resolvido com a utilização da linguagem Ciao, de declarações de alto nível, de forma a gerar código que diminui a exigência de processamento.

"Um programa criado com nosso pacote de ferramentas é comparável, em termos de exigência de recursos, com um programa escrito em C, se ambos forem projetados para fazer as mesmas coisas. Mas programas Ciao podem fazer tarefas muito mais complexas [...]," diz o pesquisador Germán Puebla.

Além da facilidade de programação e da capacidade de migração dos programas entre diversas plataformas, o aumento do poder de processamento dos computadores em chip único também tende a minimizar as questões de desempenho, que foram cruciais no passado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Processadores
  • Computadores

Mais tópicos