Informática

Programa faz descrição e indexação automática de imagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/11/2006

Programa faz descrição e catalogação automática de imagens

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, criaram um novo programa de computador que consegue interpretar imagens, descobrindo o que está representado em um desenho ou fotografia.

A primeira versão do programa possui um vocabulário de 330 palavras em inglês. Analisando a foto de dois jogadores de pólo, o programa indexou-a com as palavras esporte, pessoas, cavalo e pólo. Vários outros exemplos são demonstrados no site dos pesquisadores.

O programa poderá ser utilizado tanto para a indexação automática de bancos de dados de imagens - um trabalho essencialmente manual - quanto para se procurar por imagens específicas por meio de palavras - um trabalho já feito por mecanismos de busca, mas que operam a partir das palavras ao redor da imagem e não na própria imagem.

O programa foi batizado do ALIPR, uma sigla para Automatic Linguistic Indexing of Pictures-Real Time: indexação linguística automática de imagens em tempo real.

Como a maioria dos sites não inclui comentários para suas imagens - as chamadas "tags" - elas simplesmente não podem ser encontradas, já que não são adequadamente descritas e, logo, não são indexadas. O ALIPR, quando finalizado, deverá acabar com esse problema.

Bibliografia:

Real-Time Computerized Annotation of Pictures
Jia Li, James Wang
ACM Multimedia 2006 Proceedings




Outras notícias sobre:

Mais Temas